Resenha Do Livro Como Eu Era Antes De Você

by - 13:23:00


Título: Como Eu Era Antes de Você
Título Original: Me Before You
Livro Único
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013


Uma história extraordinária.

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.
O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


A Trama: Como Eu Era Antes de Você é um livro maravilhoso e indescritível. Tudo começa quando Lou, a protagonista, perde seu emprego no café que ama. Com 26 anos e em meio a uma crise econômica, a mulher sabe que será difícil conseguir outro emprego que pague o suficiente para ajudar sua família e acaba aceitando cuidar de Will, um tetraplégico, por um bom salário. Will, sendo um homem teimoso e intenso, não torna a vida da mulher nem um pouco fácil, mas ela precisa do dinheiro e não desiste tão fácil. É assim que começa uma das histórias mais bonitas que já li.
Como Eu Era Antes de Você me fez chorar, rir e refletir. Me apaixonei pelos personagens e a trama ficará gravada na memória por muito tempo. Ele não te traz uma história e sim uma experiência de vida. O livro tem várias cenas tristes e, ao contrário do que você deve estar pensando, nem todas envolvem Will, há uma cena linda sobre a família da Lou que é capaz de tocar qualquer leitor.
A autora não tenta mascarar o lado ruim da deficiência e me fez pensar muito sobre até que ponto vale a pena viver. Porém, também podemos ver o outro lado, que por trás do corpo ainda há uma pessoa comum, com tantos sentimentos quanto qualquer outra. O final é maravilhoso e terrível e me fez chorar como uma criança. Gostei, especialmente, por ter me surpreendido.
Os Protagonistas: Lou parecia não ter nada de especial no início, mas conforme conhecia a personagem, fui compreendendo as dificuldades de sua vida. É uma garota inteligente e esforçada que ignora sua ambição e seu espírito aventureiro para ajudar a família. É uma protagonista divertida e carismática que foi me ganhando aos poucos por sua coragem e conseguiu me conquistar.
Os Personagens Secundários: Quando conheci Will, eu apenas sentia pena dele por sua condição, mas conforme a trama avançava, comecei a vê-lo da mesma maneira que Lou: um homem divertido, sarcástico e inteligente. Posso apenas imaginar como ele deveria ser ótimo antes de seu acidente e fiquei realmente triste pelos problemas que ele precisava enfrentar diariamente.
No geral, gosto de como os personagens são tão reais. Eles tem diversas qualidades, mas também tem imensos defeitos. A família da Lou é bem crítica, mas amável ainda assim.

Capa, Diagramação e Escrita: O que fez o livro perder pontos, dessa vez, foi a capa. Ela tem tons mais femininos e clarinhos, dando a impressão de um romance clichê e fofo, o que é totalmente diferente da história real. Não encontrei erros de revisão, mas a letra é bem pequena, muito menor do que estou acostumada, e atrapalhou um pouquinho durante a leitura.
A escrita da Jojo é maravilhosa. Ela vai direto ao ponto, sem descrições desnecessárias, e soube exatamente como desenvolver a história. A maior parte do livro é descrita do ponto de vista da Lou, em primeira pessoa, mas alguns capítulos traziam pontos de vista de personagens diferentes, como a irmã da protagonista, o pai de Will e até seu enfermeiro. Eu queria ter lido ao menos um capítulo narrado por Will, mas compreendo porque a autora escolheu não fazê-lo.


Concluindo: Me sinto muito feliz de ter conhecido essa história maravilhosa e vou recomendá-la a todos os meus amigos. Vale lembrar que apesar de o livro ser de romance, considero-o bem assexuado e recomendo para pessoas de ambos os sexos. É uma história sobre compreensão e sobre ver o que está além do superficial, daquelas que te fazem refletir sobre a vida e tudo o que a envolve.

You May Also Like

0 comentários.